Tecnologia na educação foi o tema principal da primeira fala do Deputado IZALCI do PR-DF na tribuna da Câmara nesta segunda-feira, 2 de julho. "Aprovamos o Plano Nacional de Educação. E nele, evidentemente, existem metas para formar o professor, em graduação, pós-graduação, educação inicial e continuada - tudo muito importante para melhorar a qualidade da educação no País. Mas há algumas dificuldades na implantação da tecnologia em sala de aula", colocou o parlamentar, acrescentando que nada é mais grave do que a falta de oportunidades para a capacitação destes profissionais. "Ainda como Secretário de Ciência e Tecnologia/DF, lançamos o Programa Professor Informatizado, que distribuiu computadores para todos os professores e servidores da educação. Ficou patente que antes de entregar o computador, temos que dar aos professores condições de aperfeiçoamento, de capacitação. Não adianta entregar a ferramenta sem oferecer chance para o domínio da mesma." IZALCI ressaltou que não há mais aluno que tire proveito dos antigos meios de ensino. "Lousa e giz não existem mais. Temos que investir os recursos do Plano Nacional de Educação para fortalecer a tecnologia em sala de aula como o instrumento que vai, de fato, melhorar a qualidade, atrair um pouco mais a atenção do aluno, incentivá-lo a participar mais das aulas", concluiu o deputado, destacando que, em recente encontro com Ministro Aloísio Mercadante, da Educação, sugeriu "a construção de um portal virtual, a que todos os professores do País possam ter acesso e se capacitem por meio, inclusive, da educação à distância", finalizou IZALCI.(Foto ilustrativa)
No vídeo produzido pela equipe do jornal Estado de São Paulo, o educador Nilbo Nogueira afirma que não basta ter tecnologia, é necessário inovar na abordagem e na metodologia. O professor ainda fala dos desafios para professores, alunos e de educação à distância.
(Foto ilustrativa)
Inclusão Digital - desafio para os Professores, atualizar-se é palavra de ordem, o professor deve estar antenado com as novas tecnologias, usando-as ao seu favor em sua ação educativa.(Foto ilustrativa)
Depoimento de um educador sobre a Inclusão Digital.(Foto ilustrativa)
O Projeto de Educação Digital da Brasil Telecom está patrocinando, em 9 estados do Brasil e no Distrito Federal, a construção do espaço físico, dando os computadores para os Laboratórios de Informática e capacitando professores, além de estar fazendo parcerias com as Secretarias de Educação. (Foto ilustrativa)