Charge: Nativos digitais – Belkis Ferreira Oliveira
Escolhi a charge
intitulada “Nativos digitais”, para
elucidar um aspecto desse tema, o de como os jovens nascidos na geração digital
agem em sala de aula.
No texto “Tecnologia educacional”, o excerto que diz (...). É, importante identificar as
ferramentas que realmente podem ser utilizadas como instrumentos educacionais e
avaliar sua aplicação de modo a promover a aprendizagem significativa, crítica
e eficaz.(...)” é importante para estabelecer relações com a charge
escolhida “Nativos digitais”. Em
relação à charge e ao fragmento do texto, penso que, com o propósito de ir além
da inclusão digital, seja necessário um engajamento dos professores e dos
alunos em projetos específicos, pois apenas o uso das novas tecnologias, como
os alunos fazem, demonstrado de forma irônica, na charge, não tem significado para a aprendizagem.
A
fim de que isso ocorra, o professor precisa conhecer o que eles estão fazendo
com a tecnologia, acompanhando suas vivências nos espaços virtuais, como, por
exemplo, no Twitter e nas comunidades
virtuais (Blogs, Facebook e etc.) que
participam. Penso que interagir nesses espaços, criando estratégias
pedagógicas, atividades motivadoras e projetos, com a finalidade de promover a inclusão cognitiva, para além da
chamada inclusão digital, seja o
grande desafio do professor.
Charge: Sala de aula - Eliane Moreira Fin
A charge que escolhi demonstra o que ainda temos a
percorrer. Lembrei de colegas que ainda resistem ao uso dos computadores e
internet em sala de aula, mas também quantos que encantam apenas com um quadro,
um giz e sua oratória. De quão difícil é ser o mediador da leitura da realidade,
como Paulo Demo diz, sendo que essa está em constante mudança.
Do governo que
fornece os fins (computadores/internet), mas não os meios (qualidade
docente/despreparo da pedagogia e licenciatura). Também, lembrei de que ás
vezes, mesmo nós, educadores, bem preparados com computadores e internet, não
conseguimos motivar nossos alunos o suficiente a fim de que foquem pouco em
algo produtivo e não apenas nas diversas formas de diversão que esses tools nos
apresentam. Acredito que estamos apenas começando a entender essa realidade.
http://caminhoinclusaodigital.wikidot.com/o-que-e-inclusao-digital
Charge: Mendigo - Raquel
Scorsatto

A referida charge que escolhi, aparece um mendigo sentado
na calçada pedindo com seu velho chapeu: “Um mouse, pelo amor de Deus!” E logo
atrás, um panfleto dizendo: Vote!”, demonstra que a inclusão digital em
algumas realidades ainda está a caminho, engatinhando, onde muitos brasileiros
ainda estão à margem, pois o quadro de inclusão digital não possibilitou uma
transformação social, política e econômica.
Apesar do grande avanço tecnológico,
muitas pessoas não usam essa ferramenta para o crescimento pessoal, pois
observa-se no interior de nossas escolas que o acesso cotidiano às redes,
equipamentos e o domínio das habilidades relacionadas às tecnologias de
informação, estão a cada momento mais presentes, entretanto o uso dessas
ferramentas são ínfimas e limitadas a questões corriqueiras sem mudar a
qualidade da integração social, econômica, político, cultural, ambiental, tecnológico
e o fortalecimento da cidadania.
Charge: Índio e o sinal de fumaça - Daniela Mignoni
Inseri a charge que faz referência ao índio que está emitindo
sinais de fumaça como meio de comunicação e a fumaça forma o termo “WWW (World
Wide Web)”. Na minha concepção essa imagem simboliza as diferenças e
desigualdades socioeconômicas, sociais e regionais que ainda existe no Brasil. E que a Inclusão Digital poderá equipar o cidadão (sem condições) com
instrumentos que lhe permitem a inserção na comunicação por meios da tecnologia,
possibilitando abertura para o mundo do conhecimento e da interação entre as
pessoas.