Charges

Charge: Nativos digitais – Belkis Ferreira Oliveira


Escolhi a charge intitulada “Nativos digitais”, para elucidar um aspecto desse tema, o de como os jovens nascidos na geração digital agem em sala de aula. 

No texto “Tecnologia educacional”, o excerto que diz (...). É, importante identificar as ferramentas que realmente podem ser utilizadas como instrumentos educacionais e avaliar sua aplicação de modo a promover a aprendizagem significativa, crítica e eficaz.(...)” é importante para estabelecer relações com a charge escolhida “Nativos digitais”. Em relação à charge e ao fragmento do texto, penso que, com o propósito de ir além da inclusão digital, seja necessário um engajamento dos professores e dos alunos em projetos específicos, pois apenas o uso das novas tecnologias, como os alunos fazem, demonstrado de forma irônica, na charge,  não tem significado para a aprendizagem. 

A fim de que isso ocorra, o professor precisa conhecer o que eles estão fazendo com a tecnologia, acompanhando suas vivências nos espaços virtuais, como, por exemplo, no Twitter e nas comunidades virtuais (Blogs, Facebook e etc.) que participam. Penso que interagir nesses espaços, criando estratégias pedagógicas, atividades motivadoras e projetos, com a finalidade de promover a inclusão cognitiva, para além da chamada inclusão digital, seja o grande desafio do professor.

Charge: Sala de aula - Eliane Moreira Fin

A charge que escolhi demonstra o que ainda temos a percorrer. Lembrei de colegas que ainda resistem ao uso dos computadores e internet em sala de aula, mas também quantos que encantam apenas com um quadro, um giz e sua oratória. De quão difícil é ser o mediador da leitura da realidade, como Paulo Demo diz, sendo que essa está em constante mudança. 

Do governo que fornece os fins (computadores/internet), mas não os meios (qualidade docente/despreparo da pedagogia e licenciatura). Também, lembrei de que ás vezes, mesmo nós, educadores, bem preparados com computadores e internet, não conseguimos motivar nossos alunos o suficiente a fim de que foquem pouco em algo produtivo e não apenas nas diversas formas de diversão que esses tools nos apresentam. Acredito que estamos apenas começando a entender essa realidade.
http://caminhoinclusaodigital.wikidot.com/o-que-e-inclusao-digital


Charge: Mendigo - Raquel Scorsatto



  A referida charge que escolhi, aparece um mendigo sentado na calçada pedindo com seu velho chapeu: “Um mouse, pelo amor de Deus!” E logo atrás, um panfleto dizendo: Vote!”, demonstra que a inclusão digital em algumas realidades ainda está a caminho, engatinhando, onde muitos brasileiros ainda estão à margem, pois o quadro de inclusão digital não possibilitou uma transformação social, política e econômica. 

Apesar do grande avanço tecnológico, muitas pessoas não usam essa ferramenta para o crescimento pessoal, pois observa-se no interior de nossas escolas que o acesso cotidiano às redes, equipamentos e o domínio das habilidades relacionadas às tecnologias de informação, estão a cada momento mais presentes, entretanto o uso dessas ferramentas são ínfimas e limitadas a questões corriqueiras sem mudar a qualidade da integração social, econômica, político, cultural, ambiental, tecnológico e o fortalecimento da cidadania.


Charge: Índio e o sinal de fumaça - Daniela Mignoni


Inseri a charge que faz referência ao índio que está emitindo sinais de fumaça como meio de comunicação e a fumaça forma o termo “WWW (World Wide Web)”. Na minha concepção essa imagem simboliza as diferenças e desigualdades socioeconômicas, sociais e regionais que ainda existe no Brasil. E que a Inclusão Digital poderá equipar o cidadão (sem condições) com instrumentos que lhe permitem a inserção na comunicação por meios da tecnologia, possibilitando abertura para o mundo do conhecimento e da interação entre as pessoas.