Entrevistas

  Queremos compartilhar, através deste link, depoimentos de pessoas sobre o tema "Professores e a Inclusão digital no Brasil".


Qual a importância da inclusão digital dos docentes com relação ao processo ensino-aprendizagem?


Celeste Teixeira – Coordenadora da 25ª CRE de Soledade - RS: 

Quanto a esse aspecto, acredito ser de extrema importância, haja vista, o fato de que no mundo tecnológico em que se vive, o professor que não esteja incluído no processo não estará em condições de desenvolver práticas pedagógicas que atendam às reais expectativas do educando.

Juliano Tonezer da Silva -
Secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Soledade e Professor Universidade de Passo Fundo - Passo Fundo - RS:

É importante, pois o professor poderá utilizar das tecnologias digitais de forma plena e estas como instrumentos, ferramentas pedagógicas, mas utilizar, por exemplo, o computador para apenas digitar um texto, mas sim, utiliza-lo para trabalhar os conceitos relacionados a sua especialidade, sua formação, algo como, um professor de português utilizar a tecnologia para "ensinar o português”.

Débora Dorigoni – Professora Estadual - Soledade - RS

 A inclusão digital dos professores é importante não só para a ampliação de conhecimentos de novas práticas pedagógicas, mas como também um novo canal de comunicação com os alunos. Num mundo digital quem ficar de fora em breve será considerado como um analfabeto digital, ou seja, temos a obrigação de acompanhar as transformações que estão ocorrendo no mundo digital de forma geral ou corremos o risco de ficar de fora, passando de modernos a obsoletos num clicar de mouse.

Mara Muniz – Professora Municipal - Passo Fundo - RS

Será a atualização de dados importantes para a aprendizagem e conhecimentos, uma ligação perfeita para o crescimento tecnológico e cultural... Dinâmica e conhecimento, é a era da digitalização e tecnologia em prol da cultura e educação, pois os jovens estudantes já estão praticamente todos ligados a tecnologias digitais!

Valdemar Heckmann - Designer gráfico - Soledade - RS:

É de extrema importância para poder passar e desenvolver o conhecimento, através da informática.

Etelvina Malaggi – Professora Municipal - Soledade - Rs

Extremamente importante, eu diria imprescindível!!! Um professor sem conhecer a informática significa estar alienado frente à realidade que vivemos. A geração atual já nasce informatizada, o avanço tecnológico é muito rápido e se o professor não se adequar ficará à mercê e seu trabalho ficará comprometido seriamente.

Janice Avena – Professora Estadual - Porto Alegre - RS:

Olha, acho de fundamental importância, pois nós docentes temos que nos adaptar as novas tecnologias e estas só nos ajudam no processo de ensino aprendizagem. Através da inclusão digital podemos nos manter atualizados, agilizando assim o processo de ensino.

Léa Maria Brito Teixeira – Professora Estadual – 
Coordenadora Pedagógica do IEE Mauricio Cardoso - Soledade - RS:

Atribuo importância à inclusão digital dos docentes diante das exigências da modernidade e pelo fato de que devemos estar próximos dos alunos, entender o seu mundo, lidar com as mesmas ferramentas que eles estão familiarizados para que haja integração entre educando e educador. É muito importante a inclusão digital dos professores nos dias atuais e isto lhes garante um diferencial no campo de atuação, fazendo com que eles se sintam partes do mundo dos alunos e integrados no mesmo contexto, falando a mesma linguagem. No entanto, o professor deve ter bem claro que estar inserido no mundo digital não é uma forma de se tornar "amigo" do aluno, facilitando a aprendizagem por meio da banalização do uso das mídias, mas sim mostrar a ele o tanto que a tecnologia é importante para o acesso de informações, atuação no mundo do trabalho e capacidade de interação com os outros.

Adriano Canabarro Teixeira – Professor Universidade de Passo Fundo - Passo Fundo - RS:

Bueno, parto do princípio que o processo ensino-aprendizagem é profundamente definido pelos artefatos tecnológicos que temos à nossa disposição como, por exemplo, livros, quadro, caderno, aparelhos de reprodução de vídeo e som e, claro a internet. Cada um deles abre perspectivas novas e diferencias (não melhores ou piores) de estabelecimento de processos de ensino e aprendizagem, pois bem, as tecnologias digitais, em especial a rede possui algumas características que a diferenciam drasticamente das demais tecnologias (demais, não anteriores). Elas são flexíveis e podem servir a um sem fim de estratégias didáticas; elas conseguem transmitir e disponibilizar a informação em muitos formatos; Eles se transformam muito rapidamente; 
  
  Portanto, são bem diferentes dos artefatos tecnológicos utilizados (há muito tempo) pelos professores e alunos. Entretanto, os alunos têm uma naturalidade imensa. Assim, os professores devem focar em processos metodológicos e não tecnológicos.

Nenhum comentário: